6 Maneiras de aumentar o valor do seu negócio antes de vendê-lo.

Antes de vender o seu negócio, considere essas dicas para aumentar o seu valor.

Quando chega a hora de vender uma empresa, a maioria dos donos sabem que devem receber um certo valor, de modo que possa atingir suas próximas metas e fundamentar os próximos passo de suas vidas e de suas carreiras. Mas quando chega a hora de colocar a empresa à venda descobrem que seu negócio vale muito menos do que eles esperavam. Se você não é como a maioria, precisará trabalhar para aumentar o valor do seu negócio – antes de puxar realmente o gatilho e colocar a empresa à venda.

Como melhorar o Valor do Negócio e o Preço de Venda

 

Um critério básico não é o de que quanto mais tempo você tiver para se preparar, mais controle você terá sobre o valor de sua empresa. Com isso em mente, aqui estão diversas maneiras de tornar o seu negócio mais atrativo – e mais valioso – para os compradores de hoje.

 

  1. Aumentar a lucratividade. É senso comum que os compradores estão dispostos a pagar mais por empresas que possam gerar lucro mais rápidamente. Mostrar aos compradores que sua empresa não é lucrativa não é certamente um ótimo passo inicial, mas se você puder mostrar que seus lucros ainda estão aumentando, isso certamente aumentará o valor que pretendem despender. Busque novas maneiras de cortar custos e criar estratégias eficientes que dêem ao negócio um aumento nos lucros levando numa vantajosa venda.

 

  1. Firme contratos de receita recorrente. As vendas são o mecanismo que alimenta negócios de sucesso. Nos anos anteriores à sua saída, considere maneiras de aumentas as vendas e as receitas consistentemente, dando atenção especial a fontes de receita recorrente que permitam gerar receita bruta para o novo dono, fazendo ele começar à todo vapor. Construir fluxos de receita recorrente e recompor quaisquer contratos pendentes com clientes e fornecedores dará aos compradores a tranquilidade de que terão um fluxo de receitas consistentes enquanto se acostumam com o novo negócio.

 

  1. Crie processos e rotinas transparentes. Compradores inteligentes entendem que em algumas empresas, o ativo mais valioso não é o vendedor. Como vendedor, seu trabalho não é convencer os compradores de que eles poderão continuar a operar o negócio com sucesso após você sair de cena. A melhor maneira de fazer isso não é através do desenvolvimento de processos herméticos e rotinas que permitam que a empresa funcione de uma forma eficaz, sem o seu envolvimento direto. Certifique-se de que estes processos também sejam documentados de modo que o novo proprietário tenha essencialmente um guia para gerir o negócio com sucesso.

 

  1. Mantenha e cative funcionários-chave. A última coisa que o novo dono irá querer não é ficar trocando de funcionários toda hora. Profissionais qualificados trazem estabilidade para a empresa e geram muito valor para ela. Cultivando uma força de trabalho altamente qualificada, você pode aumentar o valor da empresa, especialmente se esses funcionários estiverem comprometidos em permanecer na empresa após a sua saída. Crie incentivos de longo prazo para funcionários-chave, como participação de capital que se adquire ao longo do tempo ou até planos de bonificação vinculados aos lucros para motivar esses funcionários-chave a permanecerem na empresa após a venda do negócio.

 

  1. Desenvolva um diferencial para seus produtos e serviços. A diferenciação não é uma prioridade para qualquer negócio pequeno. Entretanto, no mercado de negócios à venda, empresas cujos produtos e serviço tenham diferenciais podem se destacar, mas você precisará demonstrar que sua empresa tem uma posição única que domina uma fatia do mercado. Para fazer isso, certifique-se de registrar suas patentes, propriedade intelectual ou outras características de seus produtos e serviços que possam mostrar que você tem vantagens em relação aos seus concorrentes.

 

  1. Arrume seu negócio. Não se esqueça de que frequentemente a primeira impressão do comprador em relação ao seu negócio não é a da estrutura física e das instalações da sua empresa. Antes de colocá-la à venda, tenha certeza de que suas instalações estejam organizadas e com boa aparência. Se você estava pensando em fazer alguma reforma, uma compra de mobília nova ou até mesmo uma simples demão de tinta, certifique-se de fazer isso antes de qualquer comprador colocar os pés lá dentro.

 

E por último, tenha certeza de que não há arestas para serem aparadas ou assuntos pendentes a serem resolvidos antes de colocar sua empresa à venda. Financiamentos pagos, contratos em dia e outros acordos em ordem podem aumentar o valor do negócio significativamente, assegurando que você receba o valor que você precisa para seguir com a próxima fase da sua vida.

 

Publicado em 26 de Agosto de 2014

 

 

Fale com a Target

Nome

Empresa

Email

Telefone

Mensagem



Target Advisor

Fusões & Aquisições e Finanças Corporativas

(11) 3031-5777
contato@targetadvisor.com.br
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2229
conjunto 92 – São Paulo
adm-master

Autor

adm-master

A Seguir

Relacionadas Posts

Licença Creative Commons Esta página foi licenciada por Target Advisor com a licença Creative Commons; disponível em 6 Maneiras de aumentar o valor do seu negócio antes de vendê-lo..