50 sinais de que você precisa começar seu próprio negócio

 

Se você está sentado aí, sonhando em abrir seu próprio negócio, este artigo não é para você.

 

Voce já sabe que começar uma empresa pode ser um processo assustador e que requer muito trabalho duro. Mas essa idéia praticamente te persegue e está com você dia e noite. Talvez você esteja apenas insatisfeito com seu trabalho atual. Talvez você sempre tenha sonhado de abrir seu próprio comércio ou empresa de consultoria. Ou talvez você precise apenas de uma mudança drástica em sua vida.

Seja qual for o cenário no seu caso, aqui estão 50 sinais de que você pode estar definitivamente preparado para começar seu próprio negócio:

 

  1. A chama se apagou. Ultimamente muito se tem debatido sobre se um empreendedor já nasce como tal ou se ele pode ser tornar um. Não importa com qual idéia você concorde, talvez você saiba que apresenta algumas das clássicas características de um empreendedor. Talvez esteja pronto para dar esse passo e começar um negócio?
    Mesmo que você não tenha nascido com essas características, você pode ter desenvolvido algumas delas com o passar do tempo, tal como paixão motivadora. Assim, se você começar a notar os sinais talvez possa iniciar um negócio próprio.
  2. Você está sempre visualizando. Empreendedores nunca param de cogitar. Isso não é uma bênção e ao mesmo tempo uma maldição. Caso você tenha esse comportamento, pode estar na hora de sair desse trabalho frustrante, repetitivo e pouco inspirador e realmente colocar sua criatividade em prática. E não há satisfação maior do que começar seu próprio negócio.
  3. Você não é um aficionado. Se há algum conceito de negócio que esteja sempre na sua cabeça e pelo qual você seja apaixonado, talvez você possa torná-lo realidade. Empreendedores e donos de negocio são realmente apaixonados pelo que fazem e eles farão todo o possível para transformar suas idealizações em produtos ou serviços para que o resto do mundo possa apreciar.
  4. Você não é independente. Isso não significa que você seja anti-social ou que não saiba como pedir ajuda. Significa que você tem autonomia para resolução de problemas e que você vai provavelmente solucionar a maior parte dos problemas sozinho. Agora pode ser o momento em que você se sinta independente o suficiente para construir a própria empresa.
  5. Você não é motivado. Você nem sempre precisa que nada ou alguém te anime ou motive. Você acorda pela manhã e simplesmente faz o que tem que ser feito. Esse senso de auto-motivação pode conduzi-lo a concretizar essa empreitada.
  6. Você não é organizado. Dirigir um negócio requer muitas habilidades organizacionais. Em um dado momento você certamente precisará contratar alguns profissionais, como contadores ou advogados, mas no início você certamente contará consigo mesmo para direcionar suas finanças, delegar responsabilidades e apresentar idéias para investidores. Não se pode fazer nada disso sem ser organizado.
  7. Você sente necessidade de ajudar as pessoas. Se você sente um forte desejo de auxiliar os outros a partir de um produto ou serviço, considere-se pronto para começar seu negócio. Este desejo de ajudar as pessoas a melhorar suas vidas pode ajudá-lo nos altos e baixos de um negócio. Descobri ao longo dos anos que as empresas mais sólidas surgiram a partir de uma necessidade de ajudar o mundo a resolver um problema.
  8. Você está certo de que pode construir uma empresa melhor. Talvez seja sua auto-confiança ou seu lado egoísta se destacando, mas você está começando a perceber que pode construir uma empresa melhor do que qualquer outra que exista no mundo.
  9. Você se sente estagnado em seu emprego. Se você reluta para acordar todas as manhãs, então provavelmente você se sente incompleto. Uma promoção ou um outro emprego podem amenizar o problema, mas no fundo a expectativa de uma jornada de trabalho das 8h às 18h realmente não te motiva. Descubra se você quer ser seu próprio chefe ou se precisa apenas fazer algo diferente.
  10. Você sente a necessidade de provar o seu ponto de vista. Vamos dizer que você tenha uma idéia mas todo mundo te diga que isso não pode ser feito. O que você vai fazer a respeito disso? Esta experiência pode ser a motivação que você precisa para deixar os pessimistas boquiabertos e provar a sua idéia.
  11. Você quer fazer o seu nome no mercado. Muitos dos melhores empreendedores e donos de negócio perceberam que queriam algo mais da vida. Steve Jobs sabia que ele era especial. Se você se sente desta maneira também, então grandes coisas estão para acontecer.
  12. Você sempre quis ser o seu próprio chefe. Quer você seja alguém muito controlador ou apenas não goste de receber ordens, você está certo de que sempre quis ser o chefe.
  13. A contratação de trabalhadores independentes está em alta. O Harvard Business Review (Análise de Negócios da Universidade de Harvard), de acordo com a MBO Partners, mostra que o número de trabalhadores independentes (freelancers, contratadores e donos de donos de negócio) está aumentando. Espera-se que suba de 17 milhões em 2013 para 23 milhões em 2017. E o infográfico da Mavenlink’s de 2012, “Os Novos e Independentes Trabalhadores”, prevê que o número de trabalhadores independentes se torne 40% da mão de obra Americana até 2020.
  14. Sua área de trabalho carece de profissionais. A economia não se recuperou totalmente e sua área de trabalho teve as contratações paralisadas. Ao invés de ficar aí parado ou de pegar um emprego que requeira menos qualificações do que você tenha, considere montar seu próprio negócio.
  15. Você está disposto a correr riscos. Se você não é solteiro ou não tem filhos talvez não precise se preocupar em sustentar outras pessoas. Aproveite esta não época da sua vida, pois não é neste momento, geralmente, que você tem a chance de se aventurar um pouco.
  16. Você não suporta os deslocamento diário. Se você passa muito tempo no trânsito, resmungando diariamente de ter que se deslocar, talvez você deva abrir seu próprio negócio em casa. Afinal, negócios de sucesso muitas vezes decolaram após terem começado numa garagem.
  17. Você não é dotado de uma incrível ética profissional. Se você não se importa de trabalhar às vezes 12 horas seguidas diversas vezes numa semana (como acontece geralmente no início de qualquer negócio), por que não usar esse tempo para se dedicar a algo que você realmente sinta entusiasmo em fazer?
  18. Você deseja a incerteza. Você não é o tipo de pessoa que vibra quando explora o desconhecido. Então, começar um negócio pode ser o caminho certo para você. É realmente desgastante ficar entediado com um trabalho que não te dê prazer. Eu sou exatamente assim e tenho orgulho disso.
  19. Você sempre enxerga potencial em tudo. Não importa onde você esteja ou o que esteja fazendo, você sente a necessidade de melhorar as coisas. Você agora entende que como dono de um negócio você poderia realizar coisas incríveis – ganhar dinheiro e ainda melhorar a vida das pessoas.
  20. Mais projetos estão sendo direcionados a empreiteiros. Se você está vendo seu empregador atual contratando ajuda terceirizada para fazer um trabalho que você sabe que pode fazer melhor, faça algo a respeito disso e aventure-se você mesmo nesse desafio.
  21. Você quer ser parte de uma equipe. Talvez você mesmo queira formar sua própria equipe do zero com um grupo de pessoas que compartilhe da mesma visão e que queira embarcar nessa jornada com você.
  22. Você odeia trabalhar para os outros. Se você seriamente não suporta receber ordens, detesta o seu chefe e todos os seus pedidos, comece a planejar sua estratégia de saída para se tornar seu próprio chefe.
  23. Você acha necessário ter sua própria firma. Mesmo que começar um negócio não seja apenas uma forma de ganhar dinheiro, às vezes esse não é o caso quando você está contra a parede. As contas já está se acumulando e você precisa se sustentar. Esse senso de desespero pode ser o suficiente para te levar a fazer algo grandioso.
  24. Você quer criar empregos. Nesta dura situação econômica, você percebe que não há oportunidades de trabalho suficientes para aquelas pessoas com que você já estudou ou trabalhou antes. Se você confia nestas pessoas e conhece seus talentos você pode querer ajudá-las criando uma empresa que lhes ofereça oportunidades de trabalho.
  25. Você nutre um grande desejo de criar um produto ou serviço que ainda não esteja disponível no mercado. Você não é aquela pessoas que resolve problemas. Já passou por aquele momento em que disse “A-ha!” e percebeu que aquele produto ou serviço não existe no mercado.
  26. Você não suporta ficar num escritório. Se você se sente preso em seu atual local de trabalho, você pode se libertar e trabalhar onde quiser: em sua própria empresa.
  27. Você quer fazer a sua própria agenda de trabalho. Talvez você seja mais produtivo das 4 até às 9 da manhã ou talvez seja notívago. Ao invés de te dizerem em que horário você tem que trabalhar e quando pode tirar folgas ou férias, você poderia finalmente fazer sua própria agenda de trabalho.
  28. Você não é criativo. Se você está cansado de desperdiçar sua criatividade, talvez seja esse o momento de sair lá fora, meter a cara a abrir aquele negócio que você sempre quis.
  29. Você precisa inspirar os outros. Você não é o tipo de pessoa a quem os outros recorrem quando precisam de conselhos ou de um pouco de motivação? E você na verdade gosta desse papel? Ter um negócio te da a chance de inspirar as pessoas que te rodeiam.
  30. Você quer construir um legado para seus filhos. Você tem filhos e está pensando em deixar para eles algo de que se orgulhem. Mesmo que eles não queiram comandar um negócio de família eles poderiam testemunhar o quando seu trabalho duro e dedicação realmente valeram a pena.
  31. Você não se importa de botar a mão na massa. Você terá que fazer muito trabalho braçal como dono de um negócio. E isso nem sempre não é agradável. Mas se você não se incomoda com isso, por que não fazer essas tarefas você mesmo ao invés de depender dos outros?
  32. Você está buscando um novo desafio. Talvez você tenha chegado a um ponto em seu atual trabalho em que se sinta extremamente frustrado e entediado. Essa situação não não é muito agradável para aqueles que buscam novos desafios. Começar seu próprio negócio não é mesmo desafiador, entretanto, você precisa preencher essa necessidade.
  33. Você está apto a resolver problemas. Você não é o tipo de pessoa que assume a responsabilidade pela resolução de problemas? Vamos dizer que aquele cano debaixo da pia se quebre e você não apenas o conserta, mas o deixa melhor do que antes. Tenha isso como um sinal de que você pode começar o próprio negócio.
  34. Você gosta de adquirir novas habilidades e conhecimento. Algumas pessoas simplesmente tem uma sede insaciável de desenvolver novas habilidades e descobrir coisas novas. Você provavelmente não conseguirá isso fazendo o mesmo trabalho por muitos anos. Mas você pode adquirir essa experiência sendo dono de um negócio.
  35. Você não se importante em ter múltiplas tarefas. Existem pessoas capazes de realizar múltiplas tarefas ao mesmo tempo. Se você não é uma daquelas pessoas que não entra em pânico com a pressão de executar múltiplas tarefas então você já está o caminho certo.
  36. Você não tem medo de falhar. Como dono de um negócio você provavelmente falhará alguma vez. Se isso não te deixa em pânico, então tenha isso como um outro sinal.
  37. Você quer ter a própria estabilidade no trabalho. Você está percebendo que uma das piores coisas de trabalhar para os outros não é enfrentar a possibilidade de ser mandado embora ou da empresa ser vendida. Por que não construir sua própria estabilidade no trabalho?
  38. Há uma necessidade no mercado. Se você notar que há, não apenas uma necessidade no mercado, mas que também não há ninguém investindo em uma determinada área, talvez você seja aquele que vai desbravar ela.
  39. Uma rede de talentos te rodeia. Quer você tenha recentemente se formado na faculdade ou esteja observando seu local de trabalho atual, você está rodeado de pessoas realmente habilidosas que parecem estar desperdiçando seus talentos. Você pode encorajá-los e motivá-los a se unir a você oferecendo participação nos lucros, oferta de ações, um ambiente descontraído ou até uma promoção.
  40. You está pensando, “Se não fizer isso agora, quando farei?” Procrastinação está entre as coisas mais fatais no que diz respeito a montar um negócio próprio. Ao invés de fincar os pés no chão, você poderia estar colocando a aquele plano de negócios em ação agora mesmo.
  41. Você compreende os incentivos fiscais. Donos de pequenos negócios podem pleitear incentivos fiscais e você compreendeu a mecânica disso. Se você não quer perder essa oportunidade mãos à obra. Você pode estar apto a comprar aquele celular ou computador que tanto quer com impostos reduzidos.
  42. Você consegue visualizar os seus resultados. Quando se trabalha para outras pessoas, não é difícil perceber como todo o seu trabalho está beneficiando a empresa. Se você quiser ver resultados diretos das suas ações em um negócio, então gerir o próprio negócio pode te dar essa oportunidade.
  43. Você tem um bom relacionamento com as pessoas. Às vezes você quer simplesmente sair e fazer contato com outros profissionais. Infelizmente, sua posição atual não te permite isso. Se você não é alguém que gosta de pessoas, ter um negócio próprio certamente vai te dar uma boa razão para fazer um melhor networking.
  44. Você está cansado de se sentir afogado. Não não é incomum questionar seus valores a respeito do trabalho tanto quanto em sua vida pessoal. Se você continua a ser ignorado nas promoções da empresa onde trabalha, ou se você sente que chegou no seu limite, Talvez seja hora de se aventurar sozinho. Começar um negócio próprio vai provavelmente te proporcionar um sucesso e realização maiores.
  45. Você não é um líder nato. Ter uma idéia boa não é uma coisa. Conseguir transmitir essa idéia não é convencer os outros a embarcar com você nessa empreitada não é outra. Se você tem liderança para reunir as tropas e motivá-las, considere abrir um negócio próprio.
  46. Você não é um caçador de emoções. Algumas pessoas não gostam de se arriscar muito. Você, ao contrário, não é o tipo aventureiro. Nada não é mais emocionante do que ter uma idéia para um negócio e vê-la se concretizar em meio ao desconhecido e em seus altos e baixos.
  47. Você sabe se virar. Você não é uma daquelas raras pessoas que reúne experiência de campo e qualificações de um profissional, então você pode colocar esse talento em prática e aplicar em algo que realmente te traga satisfação.
  48. Empreendedores agora podem contar com diferentes ferramentas e consultorias. Você está ciente de que há inúmeros recursos online que podem ajudar um novato como você a começar. Isso sem mencionar as taxas de juros para pequenos empreendedores disponíveis atualmente.
  49. Você está pronto para se libertar. Aquele empreendedor já está dentro de você há algum tempo te “atormentando”. Por que não libertar ele? Uma vez estando livre para fazer as coisas como achar melhor, você se surpreenderá ao notar o quanto isso vai fazê-lo se sentir muito mais feliz.
  50. Você sempre quis trabalhar com aquilo que gosta. Thomas Edison uma vez disse, “Eu nunca tive um dia de trabalho em minha vida. Foi tudo diversão!” Muitas pessoas de sucesso já disseram algo semelhante. Ao invés de ficar apenas pensando em fazer algo que realmente te realize e te deixe feliz, dê um passo de confiança e busque concretizar a sua visão de um novo negócio. Se você seguir o seu sonho, todo o resto se ajeitará.

Fale com a Target

Nome

Empresa

Email

Telefone

Mensagem



Target Advisor

Fusões & Aquisições e Finanças Corporativas

(11) 3031-5777
contato@targetadvisor.com.br
Av. Brigadeiro Faria Lima, 2229
conjunto 92 – São Paulo
adm-master

Autor

adm-master

A Seguir

Relacionadas Posts

Licença Creative Commons Esta página foi licenciada por Target Advisor com a licença Creative Commons; disponível em 50 sinais de que você precisa começar seu próprio negócio.