Fusões Aquisicões

Vimos algumas empresas gigantescas ao longo da história, muitas das quais na verdade foram quebradas pelos reguladores do país por serem monopólios. Por exemplo, a Standard Oil era de longe a maior empresa do mundo na época, mas na verdade tinha o monopólio da indústria do petróleo, que é uma das maiores e mais lucrativas do mundo. É por isso que o proprietário da Standard Oil, John D. Rockefeller, ainda é o homem mais rico que já existiu nos tempos modernos. Ajustado pela inflação, seu patrimônio líquido é estimado em cerca de US $ 350 bilhões a US $ 420 bilhões, o que significa que os homens mais ricos do mundo, Elon Musk e Jeff Bezos, com o primeiro atualmente valendo mais de US $ 200 bilhões, têm que fazer muito mais para recuperar o atraso. Claro, a forma como Tesla e Amazon ‘s valor cresceu significativamente em um ano que destruiu totalmente a economia global devido à pandemia de Covid-19, o céu parece ser o limite e em poucos anos (ou nem isso), poderíamos ver esses dois homens eclipsar a riqueza que John D. Rockefeller acumulou mais de um século atrás.

Embora a Tesla e a Amazon possam ter crescido significativamente e agora sejam contadas entre as empresas mais valiosas do mundo, a empresa mais valiosa do mundo atualmente é a Apple, com uma capitalização de mercado de mais de $ 2,237 trilhões, que é mais do que o PIB da grande maioria das nações do mundo. E, embora essas empresas possam ter crescido principalmente de forma orgânica, isso não é verdade para a maioria das empresas que estão classificadas entre as maiores em seu setor.

As empresas crescem de duas maneiras; organicamente ou por meio de fusões e aquisições.

Crescer organicamente significa que a empresa aumenta lenta e continuamente suas vendas e sua participação de mercado, o que não acontece em um dia. Leva anos e até décadas para crescer organicamente, e muitas empresas não seguem esse caminho.

Em vez disso, muitas empresas passam pelo ritmo de fusões e aquisições. Agora, existe uma diferença entre os dois, mas, de certa forma, ambos exigem a compra de ações de uma empresa.

Agora, o motivo pelo qual a maioria das empresas faz isso é para ganhar mais domínio no setor, e o motivo mais popular para fusões e aquisições são as sinergias. Sinergia é um termo usado para descrever que a soma das partes vale mais do que as partes individuais.

Ao combinar os recursos de duas ou mais empresas,a expectativa é que traga mais benefícios para a empresa do que apenas vendas adicionais ou participação de mercado.

No entanto, como muitos exemplos ao longo da história provaram, a ideia de sinergias é mais fácil de imaginar do que traduzi-la em realidade. Na verdade, de acordo com um relatório da Harvard Business Review, a maioria das fusões e aquisições fracassa, com a taxa de fracasso variando entre 70% a 90%.

Uma das razões por trás dessas falhas é o fato de que há muitos choques entre as duas empresas que estão sendo fundidas. Freqüentemente, as empresas têm visões corporativas diferentes, objetivos diferentes, culturas diferentes e formas diferentes de trabalhar, e integrar duas empresas sob uma mesma bandeira é mais fácil falar do que fazer. Apesar disso, quando é bem-sucedido, muitas vezes pode valer a pena, motivo pelo qual as empresas costumam gastar dezenas de bilhões, senão centenas de bilhões de dólares nesses negócios. Abaixo, temos a lista dessas empresas, classificadas de acordo com o valor da transação, corrigidas pela inflação. Então, sem mais delongas, vamos dar uma olhada nos maiores negócios já feitos na história, começando com o número 15:

5. Fusão da China Sinograin com a China National Cotton Reserves Corp. Preço total de compra (em bilhões de dólares): 213 Preço total de compras ajustado pela inflação (em bilhões de dólares): 222

4. Compra da China Minmetals do Grupo China Metallurgical – Preço total de compra (em bilhões de dólares): 245,6 – Preço total de compras ajustado pela inflação (em bilhões de dólares): 265

3. Fusão da AOL com a Time Warner – Preço total de compra (em bilhões de dólares): 182 – Preço total de compras ajustado pela inflação (em bilhões de dólares): 270

2. Compra da Mannesmann pela Vodafone Airtouch ( NASDAQ: VOD ) – Preço total de compra (em bilhões de dólares): 183 – Preço total de compras ajustado pela inflação (em bilhões de dólares): 281

1. Fusão do Shenhua Group com a China Guodian Corporation – Preço total de compra (em bilhões de dólares): 278 – Preço total de compras ajustado pela inflação (em bilhões de dólares): 290 …. Leia mais em finance.yahoo 13/02/2021