A Boomera atua há 9 anos no mercado brasileiro provendo soluções de economia circular, como a valorização de resíduos complexos, especialmente plásticos de embalagens flexíveis, e a fabricação de produtos reciclados.

Para a Ambipar, esta aquisição contribui para incrementar o seu portfólio de serviços, pois passa a atuar com resíduos pós consumo e em parcerias com cooperativas; reafirma o compromisso com a transição da Economia Linear para Circular e reforça os pilares de Meio Ambiente e Social do ESG.

AMBIPAR PARTICIPAÇÕES E EMPREENDIMENTOS FATO RELEVANTE

A Ambipar Participações e Empreendimentos S.A. (“Ambipar” ou “Companhia”) (B3: AMBP3) em cumprimento ao disposto no Artigo 157, § 4o, da Lei no. 6.404, de 15 de dezembro de 1976, conforme alterada e em vigor (“Lei das Sociedades por Ações”), e na Instrução CVM no 358, de 3 de janeiro de 2002, conforme alterada, vem a público informar a aquisição de 50,01% da empresa Boomera do Brasil – Gestão Ambiental Ltda (“Boomera”), através de sua controlada direta, Environmental ESG Participações S.A..

A Boomera atua há 9 anos no mercado brasileiro provendo soluções de economia circular, como a valorização de resíduos complexos, especialmente plásticos de embalagens flexíveis, e a fabricação de produtos reciclados. Suas soluções passam também por ações de impacto em comunidades parceiras.

Possui metodologia proprietária, CircularPack, que opera a economia circular de ponta a ponta, realiza consultorias técnicas de projetos para grandes empresas e transforma os resíduos plásticos pós consumo em matéria prima para indústrias químicas de grande porte. Atua em parceria com mais de 500 cooperativas de catadores e 8.000 cooperados para transformar resíduos em matérias primas ou novos produtos reciclados.

A Boomera neste momento torna-se Boomera Ambipar Gestão Ambiental S.A., com objetivo de acelerar seu crescimento, potencializando a sinergia com o Grupo Ambipar, ampliando seu acesso a resíduos e expandindo a produção de reciclados. O plano de expansão para os próximos meses prevê a criação e oferta de crédito de logística reversa, a utilização de soluções de rastreabilidade ponto-a-ponto, agregando e compartilhando valor com cooperativas de catadores de material reciclado. As sinergias através de serviço logístico em todo Brasil expandirão o ciclo de economia circular e a obtenção de materiais para as suas atividades.

Para a Ambipar, esta aquisição: (i) incrementa o seu portfólio de serviços, pois passa a atuar com resíduos pós consumo e em parcerias com cooperativas; (ii) reafirma o compromisso com a transição da Economia Linear para Circular e (iii) reforça os pilares de Meio Ambiente e Social do ESG.

Mais sobre a Boomera

Nas últimas décadas, empresas de diferentes portes passaram a lidar com o desafio de encontrar um destino sustentável, ou menos prejudicial ao meio ambiente, para seus resíduos. O desenvolvimento e evolução dos processos de reciclagem levaram a criação dos conceitos de Economia Circular como o melhor caminho para a redução dos impactos ambientais decorrentes das atividades industriais.

Atenta a esse cenário, a Boomera, empresa brasileira especialista e referência em Economia Circular e fabricação de produtos reciclados no mercado nacional, trabalha há 9 anos para trazer soluções mais sustentáveis para as empresas que buscam seguir essa tendência e necessidade mundial, reduzindo as destinações para aterros sanitários, especialmente de materiais considerados difíceis de reciclar, como plásticos de embalagens flexíveis.

Com sua metodologia proprietária, o Circular Pack“, desenvolve projetos ponta a ponta, de acordo com o desafio de cada cliente, envolvendo desde consultoria técnica, logística reversa, transformação do resíduo até a criação de novos produtos. E através deles a empresa impediu que mais de 131 mil toneladas de lixo poluíssem o meio ambiente com trabalhos realizados com mais de 400 empresas globais e nacionais.

Para as soluções inovadoras e sustentáveis que a Boomera oferece, conta com um laboratório próprio em parceria com uma universidade focado em ciência e transformação, uma fábrica de flexíveis e lonas plásticas com tecnologia proprietária XF®.

Visando a expansão de suas atividades e atuar na transformação de resíduos em novas aplicações, a Boomera oferece ao mercado o desenvolvimento e fabricação de resinas pós consumo (PCR) com alta tecnologia e qualidade de aplicação. O primeiro lançamento foi realizado com muita pesquisa e desenvolvimento através de uma parceria de longo prazo com a gigante americana Dow, que classificou como a primeira resina de alta performance para a América Latina.

A Boomera interage, ainda, em parceria com grandes marcas e varejistas, que buscam soluções ambientais e de impacto social, através de programas de desenvolvimento de cooperativas de catadores. Conta com mais de 500 cooperativas homologadas espalhadas pelo Brasil que fazem parte de diversos projetos de Logística Reversa contribuindo para a coleta e triagem de resíduos coletados.

O trabalho das cooperativas é de extrema importância para a prática da Economia Circular. Sendo assim, a Boomera consegue com seus projetos gerar não só impactos sustentáveis, mas também sociais, pois fomentam o desenvolvimento e melhoria contínua das cooperativas, por meio de treinamentos, investimento em infraestrutura, maquinários e equipamentos, fornecimento de EPI’s. Como resultado, incrementam a receita das cooperativas e a qualidade de vida de mais de 8.000 cooperados.

Em 2021, o foco está em buscar novas tecnologias para agregar agilidade e escalabilidade aos projetos, aprimorar a rastreabilidade dos resíduos e a conexão de stakeholders importantes para a Economia Circular, contribuindo para inserir cada vez mais resíduos de volta aos processos produtivos, em substituição às matérias primas.

Na proposta de unir ciência, consciência e resultados com contribuição social e ambiental, a Boomera foi uma das primeiras empresas de Economia Circular certificadas como Empresa B. É signatária da Fundação Ellen MacArthur e, já ganhou muitos reconhecimentos ao longo desses anos como Grandes Cases de Embalagem 2019 e 2020, Empreendedor Social do Ano pelo Fórum Econômico Mundial, Fundação Schwab em 2020 e, pela Folha de São Paulo em 2019.

A Companhia esclarece que esta aquisição não será submetida à aprovação dos seus acionistas, tampouco ensejará direito de recesso, tendo em vista que: (i) foi realizada por meio de sua subsidiária, de capital fechado; e (ii) o preço pago pela aquisição não ultrapassa uma vez e meia o maior dos três valores previstos no artigo 256, II da Lei no 6.404/76. São Paulo, 14 de junho de 2021. Ambipar Participações e Empreendimentos S.A. Thiago da Costa Silva Diretor Financeiro e de Relações com Investidores Leia mais em Ambipar 14/06/2021