A B3 decidiu dar fim ao plano de internacionalizaçãoda companhia, que previa a compra de participações minoritárias em outras bolsas latino-americanas.

A dona da Bovespa, BM&F e Cetip anunciou na manhã desta sexta-feira a venda das ações na Bolsa Mexicana de Valores. A B3 detinha 4,1% do capital da empresa, em uma participação avaliada em R$ 194 milhões. Não está claro se esse é o valor do negócio. Procurada, a B3 informou que o tratamento contábil da transação ainda está sendo avaliado.

Em um breve comunicado, a bolsa deixou claro que esse movimento não é pontual. “O desinvestimento está em linha com a estratégia da B3 de focar seus esforços principalmente nas oportunidades de crescimento e desenvolvimento dos mercados financeiro e de capitais locais”, informou a B3.

A expansão na América Latina era um dos planos da bolsa brasileira ainda na gestão de Edemir Pinto, que deixou o comando da empresa em 2017. O objetivo era comprar uma fatia de até 15% nas operadoras dos mercados da região.

B3
Sede da B3, localizada no centro da capital paulista. – Imagem: Shutterstock

Além do México, a B3 detinha participações minoritárias nas bolsas do Chile, Colômbia e Peru no fim do ano passado — e que provavelmente terão o mesmo destino… leia mais em seudinheiro 09/04/2021