Cade recomenda que tribunal não aceite fusão entre Kroton e Anhanguera

Sem Comentários ainda

A Superintendência Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) recomendou impugnação do processo de fusão entre as empresas de educação Kroton (KROT3) e Anhanguera (AEDU3).

O órgão diz estar preocupado com a situação de concorrência depois da operação que pode criar a maior empresa do setor no mundo.

Em comunicado ao mercado, as empresas afirmaram que tentarão buscar uma solução negociada para que a união das companhias seja aprovada pelo tribunal do Cade, que não está vinculado ao parecer emitido pela superintendência geral do órgão.

Com a avaliação da superintendência, o caso será submetido ao tribunal do Cade nos próximos dias para que este avalie “eventuais remédios, impostos ou via de acordo com as partes, que solucionem os problemas concorrenciais identificados”, afirmaram as empresas.

A recomendação ocorreu depois que em meados de outubro o Cade considerou a união como complexa e determinou uma análise mais aprofundada da operação. O negócio foi anunciado no final de abril e criaria um grupo com valor de R$ 13 bilhões.

Segundo Kroton e Anhanguera, no cenário municipal as recomendações do parecer indicam que uma eventual restrição no segmento de ensino presencial representaria 2,7% do total de alunos das companhias na graduação presencial. No segmento de ensino à distância, haveria “necessidade de intervenção em 171 mercados/cursos, localizados em 55 municípios distintos”.

O parecer afirma que haveria “um total de 51.150 alunos (das empresas) nesses mercados”, sendo 26.964 alunos da Anhanguera e 23.996 alunos da Kroton, o que representa, respectivamente, 6,9% e 6,2% do total de alunos de ambos os grupos em graduação à distância.

Já do ponto de vista nacional, o parecer identificou elevado grau de concentração no ensino à distância com a união das companhias. (Com Reuters)

Fonte: Uol 04/12/2013

Fale com a Target

    Nome

    Empresa

    Email

    Telefone

    Mensagem

    Target Advisor

    Fusões & Aquisições e Finanças Corporativas

    (11) 3031-5777
    contato@targetadvisor.com.br
    Av. Brigadeiro Faria Lima, 2229
    conjunto 92 – São Paulo
    Beatriz Garcez
    A Seguir

    Relacionadas Posts

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Licença Creative Commons Esta página foi licenciada por Target Advisor com a licença Creative Commons; disponível em Cade recomenda que tribunal não aceite fusão entre Kroton e Anhanguera.