A Copel Geração e Transmissão, da elétrica Copel, assinou contrato para a compra de 100% do Complexo Eólico Vilas, localizado em Serra do Mel (RN) e atualmente pertencente à Voltalia Brasil, informou a companhia paranaense nesta segunda-feira.

O empreendimento possui 186,7 megawatts (MW) de capacidade instalada e o valor da transação é de 1,059 bilhão de reais, de acordo com fato relevante publicado pela Copel.CopelO complexo, já totalmente em operação, é formado por um conjunto de cinco parques eólicos e possui fator de capacidade de 56,9%, com energia certificada (P50) de 106,3 MW médios, disse a Copel.

A empresa acrescentou que parte da eletricidade gerada pelo empreendimento já foi comercializada no mercado regulado, com início de suprimento em 2023 e 2024 e prazo de 20 anos, enquanto no ambiente livre cerca de 51% da energia certificada já está contratada até 2030, restando 13% de energia disponível para novos contratos.

“Com a aquisição, a capacidade instalada de geração eólica da companhia será incrementada em 29%, com a mesma estrutura de gestão operacional, permitindo assim uma sinergia operacional com demais empresas do grupo que compartilham a mesma estrutura”, disse a Copel.

O fechamento da transação ocorrerá em 30 de novembro de 2021, após cumprimento de condições precedentes. (Por Gabriel Araujo)  Reuters. Leia mais em noticias.r7 17/05/2021

Copel GeT adquire Complexo Eólico Vilas (186,7 MW)

A Copel Geração e Transmissão S.A. (“Copel GeT”), empresa que gera, transmite e comercializa energia, inscrita no CNPJ: 04.370.282/0001-70 e NIRE: 41300019240, subsidiária integral da Companhia Paranaense de Energia – COPEL (“Companhia”), comunica ao mercado em geral que, nesta data, assinou contrato para a aquisição de 100% do Complexo Eólico Vilas (“Empreendimento”), com 186,7 MW de capacidade instalada.
A aquisição faz parte da estratégia da Companhia de crescimento sustentável em energia renovável, amplia a diversificação da matriz de geração e está totalmente aderente à recente Política de Investimentos aprovada no início deste ano.
O valor total da transação (Enterprise Value) é de R$ 1.059 milhões, sendo que o empreendimento possui financiamentos de longo prazo (vencimentos até 2040) contratados junto ao Banco do Nordeste (BNB). O fechamento da transação ocorrerá em 30 de novembro de 2021, após cumprimento de condições precedentes.
Ativos Operacionais e Localização Privilegiada
O empreendimento estará totalmente em operação até a data de fechamento da Aquisição (Brownfield) e é formado por um conjunto de 5 Parques Eólicos, atualmente pertencentes à Voltalia Energia do Brasil S/A, localizados no Munícipio de Serra do Mel – RN, região considerada como uma das melhores do mundo para a geração de energia de fonte eólica, o que permite um elevado fator de capacidade de 56,9% e energia certificada (P50) de 106,3 MW médios.
Contratação de Energia de Longo Prazo
Parte da energia do empreendimento foi comercializada no ambiente regulado (ACR), com início do suprimento em 2023 e 2024 e prazo de 20 anos, conforme detalhes a seguir:
No ambiente livre (ACL), até 2030 cerca de 51% da energia certificada (P50) já está contratada, remanescendo cerca de 13% da energia disponível para novos contratos. Salienta-se que até o início do suprimento de energia no ambiente regulado em 2023 e 2024, a energia já está comercializada no ambiente livre (ACL).
Potenciais Sinergias e mais Energia Incentivada no Portfólio Consolidado
Com a aquisição, a capacidade instalada de geração eólica da Companhia será incrementada em 29%, com a mesma estrutura de gestão operacional, permitindo assim uma sinergia operacional com demais empresas do grupo que compartilham a mesma estrutura.
Copel Geração e Transmissão S.A. Fato Relevante – 01/21
Adicionalmente, cerca de metade dos serviços de operação, manutenção (O&M) e gestão será prestada pela Copel GeT.
Com a adição de capacidade, a fonte eólica passará a representar 13% do portfólio de geração de energia da Copel, o que traz benefícios ao portfólio com o incremento de energia incentivada e a redução da exposição ao risco hidrológico.
Além do empreendimento estar enquadrado no lucro presumido, há benefício de 50% no custo da TUST (tarifa de utilização do sistema de Transmissão).
Aprovações Aplicáveis
A aquisição está sujeita à aprovação do CADE, credores e outras condições precedentes usuais para esse tipo de operação, incluindo a operação comercial de todos os parques.
A Copel GeT convocará, caso necessário, uma assembleia geral extraordinária de acionistas para a ratificação da aquisição nos termos do art. 256, § 1o da Lei das S.A., tão logo seja finalizado laudo de avaliação independente confirmando a sua necessidade.
Os esclarecimentos sobre a transação poderão ser feitos na teleconferência com investidores que a Companhia realizará amanhã (18 de maio de2021) às 12h, cujo acesso estará disponível no site de Relações com Investidores (ri.copel.com). Curitiba, 17 de maio de 2021. Adriano Rudek de Moura Diretor de Finanças e de Relações com Investidores Leia mais em Copel 17/05/2021