O grupo Holcim (antiga LafargeHolcim) deverá definir nesta sexta-feira as duas melhores propostas de compra de seus ativos no Brasil. O Valor apurou que a CSN Cimentos, da Companhia Siderúrgica Nacional, e a Polimix (dona da Mizu) estão entre as favoritas para levar o negócio. Ambas têm interesse em ficar com a totalidade, ou a maior parte, das operações para ampliar seus negócios no setor.

Em abril, a gigante global franco-suíça, maior cimenteira do mundo, anunciou sua saída do país e contratou o Itaú BBA para vender seus ativos. A empresa tem dez unidades industriais no país, além de centros de distribuição e pedreiras. A companhia pretende concluir a venda do negócio até o fim deste mês e quer levantar entre US$ 1 bilhão e US$ 1,5 bilhão pelos ativos.

Cimento
Holcim – Divulgação

No Brasil, a companhia é a terceira maior produtora, atrás das gigante nacionais Votorantim Cimentos e a vice-líder InterCement (da Mover Participações).

Quando anunciou a sua saída, rivais começaram a analisar os ativos. Além de CSN e Polimix, também olharam o negócio a cearense Apodi (grupo Dias Branco e Titan), Votorantim Cimento e InterCement.

Com alta concentração de mercado (são 23 produtores no país), a venda de ativos do setor cimenteiro tem de passar pelo crivo do Conselho Administrativo de Defesa …Leia mais em valoreconômico 26/08/2021