A empresa gaúcha de agronegócio Três Tentos pediu registro para uma oferta inicial de ações (IPO), em busca de recursos para abrir lojas e comprar rivais menores.

Fundada em 1995 pela família Dumoncel e com sede na cidade de Santa Bárbara do Sul (RS), a Três Tentos produz farelo e óleo de soja, biodiesel, além de vender sementes, fertilizantes para pequenos produtores de soja, milho, trigo, arroz.

Ela também atua como trading na compra e venda de grãos de cerca de 11 mil produtores e tem 40 lojas no Rio Grande do Sul e uma no Mato Grosso.

“A atuação nos três segmentos nos permite participar de negócios e destinar as nossas operações visando capturar as melhores margens, independentemente de efeitos adversos nas safras”, afirma a companhia no prospecto preliminar da oferta, protocolado na Comissão de Valores Mobiliários na sexta-feira.

A empresa teve receita líquida de 3,1 bilhões de reais em 2020, alta de 40% em relação ao ano anterior, com a margem Ebitda ajustada subindo de 7,5% para 12,5% e o lucro líquido avançando 104%, a 246 milhões de reais.

Além de aquisições, a Três Tentos pretende usar os recursos da venda de ações novas para reforçar o caixa e para abrir 41 lojas, 22 novas lojas principalmente no Rio Grande do Sul e oito no Mato Grosso, onde também planeja ter uma fábrica.

A oferta, que será coordenada por BTG Pactual, UBS-BB, Bank of America, Bradesco BBI e Citi, também servirá para que seis acionistas pessoas físicas vendam participação no negócio.

O agronegócio tem sido um dos setores mais ativos na recente onda de IPOs na B3. A produtora de açúcar e etanol Jalles Machado estreou no pregão mais cedo neste mês após uma oferta inicial de que giro 741,5 milhões de reais.

Além dela, estão na fila do IPO o Grupo Fartura de Hortifrut, a Oleoplan, Boa Safra Sementes, Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), Vittia Fertilizantes e a Agrogalaxy.

Porém, a volatilidade do mercado de ações tem adiado ou suspendido os planos de algumas delas de vender ações pela primeira vez, como no caso da Granbio, de biodiesel… Leia mais em mixvale 22/02/2021