Estudo da BDO aponta que Varejo e Infraestrutura devem ajudar a consolidar M&A no Brasil

Estudo da BDO aponta que Varejo e Infraestrutura devem ajudar a consolidar M&A no Brasil

Auditoria e consultoria analisou o cenário de Fusões e Aquisições na América Latina durante o segundo trimestre de 2020

A BDO, uma das Big 5 em consultoria e auditoria no mundo, aponta que a consolidação econômica brasileira deverá ser puxada por setores como o varejo e infraestrutura. De acordo com o relatório BDO Horizons, que analisou o cenário de Fusões e Aquisições (M&A na sigla em inglês) na América Latina durante o segundo trimestre de 2020, este cenário se dá pelo contínuo interesse de investidores chineses em um ambiente de negócios pós-pandemia, especialmente em setores relacionados à infraestrutura, como energia, mineração e serviços públicos.

O estudo aponta que o volume e o valor de negócios registrados em M&A no segundo trimestre de 2020 foram os níveis mais baixos em pelo menos 12 anos. Neste período, o setor de middle market da América Latina concretizou 28 negócios neste modelo, totalizando USD 1.147 milhões.

Serviços empresariais, de Energia, mineração e utilidades públicas e TMT (Tecnologia, mídia e telecomunicações) abriram caminho com cinco negociações cada, contabilizando juntos 53,6% do total de negócios fechados no trimestre. Eles foram seguidos por Serviços Financeiros e Farma, Médico & Biotech, ambas com quatro negócios, e Industriais e Químicos, com três negócios. As duas negociações restantes ocorreram no setor de consumo, e também vale destacar que não houve transações em lazer ou imóveis no segundo trimestre de 2020.

Sócia da BDO Brasil, Romina Lima, é uma das responsáveis pelo estudo.

Entre todos os países, o Brasil apresentou o maior número de transações concluídas, com 12 entre as 20 principais negociações. O país também foi o local de três entre os cinco negócios que movimentaram maior volume financeiro. Um dos mais significativos foi a aquisição da Scala Data Centers S.A pela Digital Colony Management LLC, por USD 280 milhões. Este foi o segundo investimento da Digital Colony’s no Brasil, e seu quarto na América Latina.

Contexto Econômico e Político

De acordo com o relatório BDO Horizons, a economia da América Latina enfrentou desafios ao longo do último trimestre para reverter os impactos da pandemia, que gerou para os negócios períodos de paralisações e de baixa demanda. Em relação ao Brasil, o documento aponta que a Covid-19 ameaçou mergulhar a economia local em uma recessão, destacando um alerta do ministro da economia, Paulo Guedes, sobre a necessidade de consolidar as reformas tributárias e administrativas, assim como mudanças regulatórias e a redução de empresas estatais, através de privatizações e desinvestimentos.

Por outro lado, o Horizons revelou dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE) que indicam que as vendas no varejo (excluindo automóveis e materiais de construção) em maio.

aumentaram em comparação com o mês anterior, o que sugere que abril pode ter sido o ponto mais baixo do Brasil em termos de atividade econômica.

Além disso, durante o período, o mercado de capitais do Brasil mostrou uma recuperação significativa. Como o a taxa de juros básica atingiu um nível histórico baixo, os investidores domésticos olharam para o mercado de capitais como uma alternativa para baixa renda fixa. Esta situação também gerou um contínuo interesse de investidores chineses em um ambiente de negócios pós-pandemia. O Horizons afirma, no entanto, que por conta da atual instabilidade na região, os investidores chineses provavelmente considerarão primeiro os países mais estáveis.

A BDO Internacional é a quinta maior firma de auditoria e consultoria do mundo, está presente em 167 países, com mais de 88 mil profissionais distribuídos em 1.617 escritórios… Leia mais em segs 09/09/2020

Fale com a Target

    Nome

    Empresa

    Email

    Telefone

    Mensagem

    Target Advisor

    Fusões & Aquisições e Finanças Corporativas

    (11) 3031-5777
    contato@targetadvisor.com.br
    Av. Brigadeiro Faria Lima, 2229
    conjunto 92 – São Paulo
    Beatriz Garcez
    A Seguir

    Relacionadas Posts