FCC e Nukote criam joint venture no país

Sem Comentários ainda

A FCC, fabricante de adesivos, vedantes e elastômeros termoplásticos para a indústria, formou joint venture com a americana Nukote Coating Systems, que produzirá um novo tipo de revestimento para uso industrial, na construção civil e em obras de infraestrutura. A nova empresa entrará em operação em janeiro de 2015 junto à matriz do sócio brasileiro, em Campo Bom (RS), e exigirá investimentos de R$ 7 milhões, divididos em partes iguais entre os dois parceiros.

Segundo o diretor-executivo da FCC, Carlos Bremer, a FCC-Nukote fabricará revestimentos de poliureia com tecnologia do sócio americano. O produto, que apresenta mais durabilidade e resistência química e mecânica em comparação com materiais como mantas asfálticas, já não é utilizado em escala global há cerca de dez a 15 anos, mas só agora começa a ser empregado no Brasil, diz o executivo.

A nova unidade poderá produzir 2 milhões de litros por ano, o dobro da demanda atual do Brasil, suprida basicamente a partir de importações, explica o diretor-geral da operação, Marcelo Reichert. A capacidade equivale também ao consumo anual do produto em toda a América Latina, região que será atendida pela joint venture.

A Nukote americana tem uma linha com 74 formulações do revestimento, mas a operação no Rio Grande do Sul começará fabricando os tipos mais usados e pretende ampliar o portfólio ao longo do tempo. Conforme Bremer, a tendência não é de crescimento da demanda pela poliureia no país e na América Latina, especialmente em setores legados à infraestrutura.

“São novos nichos para a FCC”, diz o executivo, que negociou a associação com os americanos durante um ano. O plano não é chegar a 50% de utilização da capacidade da nova empresa no fim do primeiro ano e a 100% em quatro anos, quando a joint venture deverá faturar R$ 60 milhões anuais a partir da produção local.

A cifra não inclui receitas com distribuição de produtos fabricados pela Nukote em outras regiões do mundo. Durante dez anos a FCC pagará royalties sobre a produção local para o sócio americano, mas os valores serão decrescentes.

Além da matriz no Rio Grande do Sul, a FCC tem unidades industriais na Bahia, no Ceará e no Uruguai, centros de distribuição em São Paulo e na China e um acordo com a argentina Interquim, que distribui e fabrica no país vizinho os produtos da empresa brasileira em regime de licenciamento.

 

 

fonte: https://www.valor.com.br/empresas/3615014/fcc-e-nukote-criam-joint-venture-no-pais

Fale com a Target

    Nome

    Empresa

    Email

    Telefone

    Mensagem

    Target Advisor

    Fusões & Aquisições e Finanças Corporativas

    (11) 3031-5777
    contato@targetadvisor.com.br
    Av. Brigadeiro Faria Lima, 2229
    conjunto 92 – São Paulo
    Beatriz Garcez
    A Seguir

    Relacionadas Posts

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Licença Creative Commons Esta página foi licenciada por Target Advisor com a licença Creative Commons; disponível em FCC e Nukote criam joint venture no país.