A gigante francesa de água e resíduos Veolia ofereceu quase 8 bilhões de euros para adquirir a compatriota Suez, desistindo assim de comprar amigavelmente seu concorrente após meses de tentativas.

Na noite de domingo (7), em um breve comunicado, a Veolia, que adquiriu 29,9% do capital da Suez em outubro, concluiu que suas “repetidas tentativas amigáveis” de adquirir o restante do capital de seu principal concorrente foram infrutíferas.

Diante da intransigência de Suez, o conselho de administração da Veolia decidiu lançar uma oferta pública de aquisição (OPA) ao preço de 18 euros por ação sobre 70,1% do capital que não controla, o que representaria uma transação de 7,9 bilhões de euros.

Veolia & Suez

Suez reagiu imediatamente: “Legalmente, a Veolia não pode apresentar uma oferta pública de aquisição”, disse à AFP uma porta-voz da empresa, que denunciou “uma violação do compromisso amigável” assumido pela Veolia.

Anteriormente, o CEO da Suez, Bertrand Camus, havia declarado que essa oferta de aquisição seria “uma alquimia ao contrário, para transformar ouro em chumbo”.

Os sindicatos também são contra a OPA e declararam em conjunto que consideram esta oferta uma “declaração de guerra sem volta”. Eles temem as consequências sobre o preço da água, a sobrevivência da concorrência, o investimento e o emprego.

Em um mercado mundial cada vez mais competitivo, a Veolia quer criar um “supercampeão francês” do setor, um “projeto de interesse da nação”, segundo o presidente Antoine Frérot.

O conselho de diretores da Suez agora tem “um mês para emitir uma recomendação sobre esta oferta”, disse um porta-voz da Veolia à AFP…. Leia mais em istoe 08/02/2021