Além disso, a pesquisa indicou que o mercado de capitais registrou um aumento em IPOs (sigla em inglês, para oferta pública inicial) com varejistas aproveitando a janela de mercado para fazer uma forte capitalização, reforçando posições de liquidez e se preparando para financiar o seu crescimento. A maioria dessas operações (13) foi realizada pelas empresas somente no segundo trimestre.

“O ano passado registrou várias tendências no setor de varejo como a aceleração da migração da compra tradicional para o formato online que registrou aumento considerável, com os varejistas observando um crescimento equivalente aos últimos cinco anos em apenas três meses. Hoje, os empresários que estão liderando o setor estão bem posicionados com diversificação de canais e produtos, seguindo com pesados investimentos em transformação digital e com uma estrutura de capital bastante robusta que permite fôlego para aguentar bem a cauda longa da pandemia com uma posição de liquidez forte”, analisa o sócio-líder de consultoria em negócios para o setor de consumo e varejo da KPMG no Brasil, Alan Riddell.Perspectiva para este ano:

O estudo trouxe ainda tendências de fusões e aquisições para este ano. O levantamento indicou que os fundos de private equity continuarão realizando desinvestimentos por meio dos mercados de capitais, trazendo exemplos como as operações realizadas pela Warburg Pincus, que liquidou dois ativos, e Participações e a Advent que vendeu a lojas Quero-Quero.

“Pela rápida resposta e recuperação do mercado após o anúncio recente da vacina da Covid-19, é esperado um volume estável de transações no setor este ano após a desaceleração liderada pela pandemia. Diante desse novo cenário, os varejistas devem buscar implementar um modelo de negócio mais leve em termos de ativos e mais focado em eficácia e digitalização para melhorar a liquidez e ampliar o comércio digital e a logística”, finaliza.

O estudo “Perspectivas de fusões e aquisições para o setor de consumo e varejo em 2021: Retomada além do precipício (do original em inglês, Consumer & Retail M&A Outlook 2021: Revival beyond the precipice) analisou 14 regiões geográficas pelo mundo, entre elas, o Brasil. Foram examinados dados de mercado, tendências em termos de transações, bem como temas abrangentes que impactam o setor de consumo e varejo. .. Leia mais em inforchannel 03/05/2021