Produtos autorais, tíquete médio relevante, ausência de concorrência direta e potencial de crescimento. Foram essas características destacadas por consultores ouvidos pelo Infomoney que fazem do Grupo Uni.co, dona das marcas Imaginarium e Puket, relevante a ponto de ter virado alvo das Lojas Americanas.

O negócio foi anunciado na noite de terça-feira. A Lojas Americanas (LAME4) comprou 70% da empresa, que tem uma rede de 445 franquias, sendo que a participação pode chegar a 100% em até três anos. O valor da aquisição não foi revelado, mas a XP Investimentos calcula que a transação ficou em torno de R$ 250 milhões.

A busca por um sócio não surgiu de uma hora para outra dentro do Grupo Uni.co, que ainda tem as marcas MindD e LoveBrands. No final de 2020, a empresa deu início a um processo de abertura de capital (IPO, na sigla em inglês), mas a operação foi suspensa e foi então que a empresa começou a estudar outras alternativas.

Em entrevista concedida ao InfoMoney antes do anúncio das Lojas Americanas, Wellington Santos, presidente da Uni.co, afirmou que um parceiro estratégico estava nos planos de crescimento não orgânico da rede de franquias. Até então, o plano da rede era abrir 40 novas lojas em 2021, principalmente no segundo semestre, e anunciar a criação de uma nova marca em uma parceria, que seria anunciada ainda nesse semestre.

Leia também demais posts relacionados a Lojas Americanas no Portal Fusões & Aquisições.

imaginarium“A gente vê muita oportunidade para acelerar o nosso crescimento com a aceleração digital e algum M&A”, disse, em entrevista concedida antes do anúncio. Na época, Santos afirmou que a expansão do número de lojas ocorreria independente do caminho que eles tomassem, com parceiro estratégico ou IPO….. Leia mais em infomoney 21/04/2021