A Memed, healthtech especializada em receitas médicas digitais, recebeu um aporte de R$ 300 milhões em rodada liderada pela DNA Capital, gestora de venture capital e private equity focada no setor de saúde.

Criada em 2012 por Ricardo Moraes, Marcel Ribeiro, René Moraes e Rafael Moraes em Avaré, no interior de São Paulo, a Memed é uma das primeiras startups do país focadas na área da saúde e afirma ser líder e pioneira no setor de prescrição médica digital.

A empresa criou uma plataforma que se conecta aos prontuários eletrônicos por meio de uma API, dando aos médicos acesso a uma base de dados com milhares de medicamentos e exames diferentes.

Quando vai prescrever um remédio, o médico entra na plataforma, escolhe o medicamento e a dosagem, e envia a prescrição diretamente para o celular do paciente. Na hora de comprar o remédio, o paciente mostra apenas um QR Code na farmácia.

Com 120 mil médicos cadastrados e mais de 250 empresas e instituições de saúde parceiras, a plataforma conecta as receitas médicas digitais a qualquer farmácia ou drogaria do país.

Só nos últimos 12 meses, o seu volume de prescrições digitais cresceu em 400%. No ano passado, foram 3 milhões e, nos primeiros seis meses deste ano, a companhia já bateu mais de 10 milhões. São mais de 2,5 milhões de prescrições mensais, num crescimento de 15% ao mês.

Até agora, a healthtech já havia recebido R$ 33 milhões em quatro rodadas com participação da própria DNA Capital, além de Redpoint eVentures, Monashees Capital, Qualcomm Ventures e da aceleradora 21212.

Os novos recursos da DNA Capital vêm da criação de um fundo dedicado exclusivamente à Memed, levantado junto a quatro investidores, incluindo fundos soberanos e family offices que não tiveram os nomes revelados.

“Com esse fundo, vamos permitir que a Memed tenha capital para continuar sua jornada de crescimento e se mantenha na vanguarda do desenvolvimento de produtos para prontuários, serviços de telemedicina, operadoras e hospitais”, afirma Luiz Henrique Noronha, sócio da DNA.

De acordo com o site Brazil Journal, o aporte inclui uma pequena parcela secundária que dará saída a todos os investidores, inclusive os fundadores, e uma primária que vai financiar a criação de um marketplace de medicamentos.

A ideia é que o paciente compre o medicamento e agende seus exames direto pela plataforma da Memed. Quando ele receber a receita digital no celular, do lado do nome dos remédios haverá um botão com a opção “comprar”.

Ao clicar, o paciente será direcionado a uma página com diversas opções de farmácias que vendem aquele produto. A cada venda, a plataforma terá uma comissão.

Com o aporte, a healthtech, que hoje conta com 50 colaboradores, deve triplicar este número nos próximos meses — especialmente nas áreas de produto e tecnologia.

A empresa continuará operando de maneira independente e dará continuidade aos produtos e modelos de parceria oferecidos atualmente ao mercado.

“Estamos muito felizes em compartilhar esta novidade, que marca o início de uma nova era para a Memed. A companhia terá capacidade de alçar voos mais altos e permitir que um número cada vez maior de médicos e pacientes tenham acesso a uma melhor experiência”, afirma Ricardo Moraes, cofundador da Memed.

Como parte desse novo momento, os fundadores deixam seus cargos e migram para o recém-criado comitê executivo, com a missão de contribuir na execução da visão estratégica da empresa.

Para ocupar o cargo de CEO, chega à companhia Joel Rennó Jr, até então CFO e head de M&A da OLX. O executivo também contribui como conselheiro em organizações como Evinco Capital Partners, BoostLAB, Boobam e Nimbi… Leia mais em baguete 16/06/2021