Paulistanos perdem vontade de fazer compras em janeiro

Sem Comentários ainda

Os moradores da cidade de São Paulo demonstraram neste mês maior desânimo para compra de produtos e contratação de serviços. A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), indicador da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de São Paulo (FecomercioSP), atingiu 124,8 pontos em janeiro, queda de 8,7% em relação ao mesmo mês do ano passado. Na comparação com dezembro, o recuo foi de 0,4%.

O índice sofreu grande influência da retração do item duráveis, que na comparação com janeiro de 2013 despencou 32%. Já sobre dezembro, o recuo do item foi de 15,2%.

De acordo com a FecomercioSP, o mau momento para compras, na perspectiva dos consumidores, foi provocado pela recente escalada inflacionária, pelo encarecimento do crédito e pela elevação de alíquotas do IPI para determinados produtos. Também teve impacto negativo a desvalorização do real frente ao dólar.

Diante desse cenário mais desfavorável, os paulistanos estão encontrando mais dificuldades na obtenção de empréstimos no mercado. O item Acesso ao Crédito, por exemplo, mesmo após recuperação deste mês sobre dezembro (com aumento de 3,3%), ficou 15,7% menor do que o registrado em janeiro de 2013.

Para o comércio, existe a esperança de que os paulistanos voltem a expandir os gastos nos próximos meses. O item Perspectiva de Consumo, entre os sete presentes no indicador, foi o único a apresentar alta em janeiro, da ordem de 8,4% em relação ao mesmo mês do ano passado.

O indicador ICF não é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde agosto de 2009, com dados de 2,2 mil consumidores da capital paulista.

 

Fonte: https://www.valor.com.br/empresas/3411934/paulistanos-perdem-vontade-de-fazer-compras-em-janeiro#ixzz2roR5qse9

Fale com a Target

    Nome

    Empresa

    Email

    Telefone

    Mensagem

    Target Advisor

    Fusões & Aquisições e Finanças Corporativas

    (11) 3031-5777
    contato@targetadvisor.com.br
    Av. Brigadeiro Faria Lima, 2229
    conjunto 92 – São Paulo
    Beatriz Garcez
    A Seguir

    Relacionadas Posts

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Licença Creative Commons Esta página foi licenciada por Target Advisor com a licença Creative Commons; disponível em Paulistanos perdem vontade de fazer compras em janeiro.