A Plusoft, empresa brasileira de software de gestão de relacionamento com clientes (CRM), fechou a compra da DTM, empresa do grupo Ibope especializada em marketing de relacionamento, em um negócio de R$ 27,8 milhões.

A empresa tem uma grande base de dados sobre preferência de consumidores, além de fazer monitoramento de redes sociais e uso de técnicas de estatística para campanhas de marketing.

É um nicho de mercado antigo na área de comunicação, revitalizado nos últimos tempos pelo buzz em torno de termos como big data e a alta do marketing digital, que usa as mesmas ferramentas em outro contexto.

Com a compra, a Plusoft agrega os 150 funcionários da DTM, a maioria deles estatísticos, ou, como se diz hoje em dia, cientistas de dados, além de uma carteira de 30 nomes incluindo grandes varejistas como Leroy Merlin, Pague Menos; montadoras como Ford, Citroen e Hyundai e operadoras como Claro e TIM.

A Plusoft já tinha 300 funcionários. A empresa tem uma base de 185 clientes, nos quais atende 70 mil usuários. Existe pouca sobreposição entre as duas bases. O faturamento das duas empresas juntas deve ser de R$ 100 milhões em 2021.

“Estamos entusiasmados com a aquisição. Temos excelentes oportunidades para integrar soluções de ciências de dados ao portfólio da Plusoft, gerando insights poderosos para os nossos clientes e ampliando os horizontes desses negócios”, diz Solemar Andrade, CEO da Plusoft.

Segundo Bernardo Canedo, fundador da DTM, que assumirá a vice-presidência-executiva da Plusoft, a DTM buscava se associar a uma empresa alinhada à sua expectativa de crescimento.

“A conversa com a Plusoft começou há quase um ano com esse mote. Data Science e CRM estão na crista da onda e passamos a achar que precisávamos surfar essa onda”, comenta ele.

A DTM está no mercado desde 2004 e chegou a fechar uma fusão com o Ibope, referência brasileira em pesquisas de consumidor, em 2013.

Em 2014, a multinacional Kantar comprou a parte do Ibope focada em medição de audiência de TV. A empresa de pesquisa, conhecida pelos levantamentos eleitorais, seguiu independente com o nome Ibope Inteligência, licenciando o nome Ibope dos novos donos. É aqui que ficava a DTM.

No final de janeiro, o Globo revelou que com o final do contrato de licenciamento com a Kantar, a versão independente do Ibope deixaria de existir… Leia mais em baguete 04/05/2021