Vendas no varejo ficam estáveis em maio, informa IBGE

Sem Comentários ainda

SÃO PAULO  –  O volume de vendas no varejo restrito ficou estável em maio, na comparação com abril, já descontados os efeitos sazonais, informou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em sua Pesquisa Mensal do Comércio (PMC).

O resultado foi melhor que a média estimada pelo Valor Data, apurada junto 14 consultorias e instituições financeiras, que indicava queda de 0,2% no período. O intervalo das projeções foi de recuo de 1,8% a alta de 0,9%.

Em abril, as vendas do varejo restrito cresceram 0,6% ante março, com ajuste sazonal. O dado foi revisado de uma alta de 0,5%.

Na comparação com maio de 2012, o varejo restrito subiu 4,5%. No acumulado do ano até maio, o varejo restrito cresceu 3,3%, ao passo que, em 12 meses até maio, o setor cresceu 6,1%.

A receita nominal do varejo restrito registrou alta de 0,7% em maio, depois da alta de 0,8% em abril frente a março, já descontados os efeitos sazonais.

Na comparação com maio de 2012, a receita nominal do varejo restrito aumentou 13,4%. No acumulado do ano até maio, a receita do varejo restrito subiu 11,6%, enquanto em 12 meses até maio, a receita teve alta de 12,1%.

Varejo ampliado

No varejo ampliado, que inclui as vendas de veículos e motos, partes e peças, e material de construção, o volume de vendas caiu 0,8% em maio na comparação com abril, já descontados os efeitos sazonais. O dado de abril frente a março foi revisado de alta de 1,9% para crescimento de 1,4%.

Em média, os dez economistas ouvidos pelo Valor Data que fazem a estimativa para o indicador esperam queda de 0,4% entre abril e maio, com intervalo entre as estimativas de recuo de 0,9% a alta de 0,2%.

Na comparação com maio de 2012, o volume de vendas do varejo ampliado subiu 4,4%. No acumulado do ano até maio, o varejo ampliado aumentou 5,0% e, no acumulado em 12 meses, o varejo ampliado subiu 7,6%.

A receita nominal do varejo ampliado caiu 0,1% em maio, após alta de 2,0% em abril, dado revisado de avanço de 1,9%. Em relação a maio de 2012, a receita teve alta de 9,6%. A receita do varejo ampliado cresceu 9,5% no acumulado do ano até maio e 10,2% em 12 meses.

 

Fonte : Jornal Valor Econômico 

Link :https://www.valor.com.br/brasil/3194632/vendas-no-varejo-ficam-estaveis-em-maio-informa-ibge#ixzz2YjzM9L8M

Fale com a Target

    Nome

    Empresa

    Email

    Telefone

    Mensagem

    Target Advisor

    Fusões & Aquisições e Finanças Corporativas

    (11) 3031-5777
    contato@targetadvisor.com.br
    Av. Brigadeiro Faria Lima, 2229
    conjunto 92 – São Paulo
    Beatriz Garcez
    A Seguir

    Relacionadas Posts

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Licença Creative Commons Esta página foi licenciada por Target Advisor com a licença Creative Commons; disponível em Vendas no varejo ficam estáveis em maio, informa IBGE.